Bem-vindo ao Mr.Mercado!

Envie sua pergunta sobre ações, investimentos e bolsa de valores. Receba respostas de outros membros da comunidade.

0 votos

Comprei 10 ações X Comprei mais 10 ações X Calculei o preço médio das 20 ações Vendi 10 ações X Depois comprei mais 20 ações X. Como calcular o preço médio das 30 ações restantes?

por
Quer uma resposta rápida? Compartilhe a pergunta:   
Vendas não afetam o preço médio das ações em carteira. Só o que muda preço média de compra são novas compras. Resposta completa aqui: https://mrmercado.com.br/1236/qual-preco-medio-apos-venda-partes-acoes-compra-primeiro-venda#a1237
Sim, perfeito, havia visto o outro questionamento. Preço médio de compra e venda são diferentes. Ainda fico com dúvidas pois como vendi não tenho mais aquelas ações que compuseram o preço medio. Não deveria ser calculado um novo preço medio de compra,
com as ações que restaram e as novas?
Adir, o preço médio (tanto de compra e venda) é a média ponderada pelas quantidades. Tem que incluir tudo. Você até pode tratar quantidades diferentes com preços diferentes, e controlar compras e vendas pra saber qual venda saiu de qual compra. Nesse caso, até dá pra recalcular um preço médio para que sobrou em carteira, mas a questão é: se for fazer isso, pra que se preocupar preço médio? Se recalcular de uma forma ou outra vai sempre chegar ao mesmo valor de lucro (ou prejuízo)? Mas note que, mesmo assim, o valor das vendas venda é irrelevante.
Certo, obrigado pelo esclarescimento. Então enquanto tiver alguma ação em meu poder o preço medio será a media ponderada calculada por todas as compras. Caso eu zere minha posição e posteriormente torne a comprar imagino que tenha que reiniciar o processo?
Isso. E mesmo que não zere, se adicionar à uma posição existente é só incluir a quantidade + preço adquiridos na conta.
...