Para comprar e vender ações online você precisa contratar os serviços de uma corretora. É ela que vai encaminhar seus pedidos de compra e venda para a bolsa de valores. Sendo assim...
Passo 1 - contratar uma corretora
Existem corretoras para todos os gostos e tipos. Mas em geral, as corretoras se dividem em
- Baixo-custo e serviço básico
- Alto-custo e serviço completo
Na questão dos custos, é óbvio que baixo-custo é mais barato do que alto-custo.
Veja, em geral, quais são os custos da corretora:
-
Corretagem - pago a cada compra e venda. Hoje em dia, o mais comum é a corretagem fixa, que é quando você paga um valor fixo na compra e na venda, independente do montante negociado. Algumas corretoras, no entanto, cobram corretagem variável, ou seja, um percentual do valor negociado. Ou seja, se você comprar 1.000 ações a R$ 50/cada você vai pagar um valor, mas de comprar 1.000 ações a R$ 100/cada, você vai pagar outro (mais alto). Existe uma tabela antiga mas que ainda cobrada por muitas corretoras, conhecida como "tabela Bovespa" (pesquise no Google).
-
Custódia - na verdade é uma mensalidade que você paga à corretora. Algumas corretoras isentam o cliente desta taxa, se este tiver determinado movimento de corretagem em um mês.
- Outros custos - a corretora é uma empresa de serviços, e pode cobrar por serviços adicionais. Por exemplo, você pode ter um assessor dedicado para auxiliar você na bolsa -- e isso pode ser cobrado. Outras corretoras podem dar acesso a uma trading room, que nada mais é do que um lugar (físico) da corretora aonde você pode ir enviar suas ordens, checar cotações e até filar um cafezinho.
Em relação ao serviço, as corretoras com serviço básico normalmente te dão acesso ao sistema online e só. Você é o responsável por todas as suas operações de compra e venda, só precisando entrar em contato com a corretora para (e quando) houver algum problema, tirar dúvidas sobre seu cadastro/conta etc.
Em geral, qualquer coisa além disso, já é considerado serviço completo (mais caro).
Só cuidado com algumas corretoras por ai oferecendo serviço básico e cobrando serviço completo, ok?
Bom, contratada a corretora você precisa, acessar o sistema online de compra e venda, também conhecido como home-broker...
Passo 2 - acessando o home-broker
O home-broker é o sistema online que sua corretora vai disponibilizar para você acessar de sua casa o sistema de compra e venda de ações. Em geral, é um sistema na web, acessado com seu navegador comum (Chrome, Internet Explorer, etc.). Algumas corretoras oferecem acesso diferenciado a dispositivos móveis (algumas até cobram por isso, outras não).
Em relação ao home-broker, não dá para explicar muito aqui, porque cada corretora tem um sistema diferente. Mas você deve receber da corretora escolhida pelo menos algumas instruções básicas para acesso e operação do mesmo. Em geral, para acessar o home-broker você vai ganhar um login e senha. De posse destas informações, basta acessar o endereço do home-broker, fazer login e entrar.
Uma vez logado no home-broker, você poderá, ENFIM, comprar e vender ações.
A única questão que fica é, que ações comprar e vender?
Passo 3 - escolhendo suas ações
Apesar de não fazer parte de sua pergunta, esta parte é importante. Muitos usuários acham que é no sistema online que está o "segredo" de como comprar e vender ações, o que não é verdade. Para lucrar com a compra e venda de ações você deve estudar o mercado, traçar seu perfil (investidor? trader? scalper?), desenvolver uma metodologia, e aplicá-la.
Espero ter ajudado.