• Cadastro
Dúvidas sobre investimentos, ações e bolsa? Pergunte ao Mr.Mercado

Bem-vindo ao Mr.Mercado!

Envie sua pergunta sobre ações, investimentos e bolsa de valores. Receba respostas de outros membros da comunidade.

0 votos

Fiquei incumbido de levantar o funcionamento das ADRs (ações de empresas brasileiras negociadas nos EUA), mas achei muito pouco informação na net. Alguém poderia me ajudar dizendo sucintamente como funcionam as ADRs na bolsa?

por
  

1 Resposta

+1 voto
 
Melhor resposta

ADR é a sigla de American Depositary Receipts (traduzindo, mais ou menos "Recibos de Depósito Americano"), que funcionam como direitos referentes às ações de uma companhia estrangeira.

Funciona mais ou menos assim: uma empresa quer negociar suas ações nos EUA. Ela contrata um banco que vai ser o agente custodiante e representante (depositary) destas ações. Este banco possuirá as ações em custódia e, em troca, emitira os recibos para os investidores americanos, na bolsa de lá.

Importante: um ADR não é ação. Ele representa a ação (na verdade, pode representar uma, mais de uma, ou mesmo uma fração de ação). ADRs são sempre negociados em dólar. Os dividendos referentes às ações também são pagos em USD.

Teoricamente, o investidor americano pode trocar os ADRs pelas ações que eles representam, sem problema. Mais isso só traria problema, pois as ações só são negociadas nos países de origem, e os dividendos pagos em moeda do país. Por isso os investidores mantém a posse do ADR que são, assim, negociados em bolsa normalmente. A cotação dos ADRs normalmente acompanham a ação original, levando-se em conta a quantidade de ações que o ADR representa e o câmbio da moeda do país com o dólar. Note que não é a empresa, a bolsa, o banco custodiante etc. que controla a paridade -- o próprio mercado cuida disso.

Por último, porcure por "American Depositary Receipts" que você deve encontrar mais informações (em inglês).

Espero ter ajudado.

por
selecionada por
Amigo, ajudou e muito!

Foi útil? Quer mais?

Então clique e curta agora nossa página para acompanhar as dúvidas (e respostas) sobre bolsa, ações e investimentos!

Mr.Mercado
...