Bem-vindo ao Mr.Mercado!

Envie sua pergunta sobre ações, investimentos e bolsa de valores. Receba respostas de outros membros da comunidade.

+1 voto
por
  

1 Resposta

+1 voto

Overshooting é uma reação exagerada, irracional, dos mercados de levar preços de um ativo a valores extremos e fora das expectativas mais otimistas (ou pessimistas, dependendo da direção do movimento -- e em que lado você está). Normalmente, overshootings ocorrem em momentos aonde a carga emocional dos participantes do mercado é alta, o que ajuda a acentuar o movimento.

Um exemplo de overshooting foi o movimento em 27 de outubro de 2008, auge da crise internacional moderna, que levou o Ibovespa a fechar em menos dos 30 mil pontos. No dia seguinte o índice fechou em +13,4%, com investidores chegando a conclusão que o movimento do dia anterior fora sem fundamento e exagerado -- portanto, overshoot.

Etimologicamente falando, overshooting em inglês seria algo como "tiro exagerado". O mais equivalente em nosso português seria o famoso "matar mosquito com bazuca".

Por último, é importante mencionar que um overshoot só pode ser percebido à posteriori, nunca durante. Só dá pra saber que a reação foi exagerada depois que ela acabou. Se o mercado continuasse caindo em 28/10/2008, o dia anterior não poderia ser considerado um overshoot.

por

Foi útil? Quer mais?

Então clique e curta agora nossa página para acompanhar as dúvidas (e respostas) sobre bolsa, ações e investimentos!

Mr.Mercado
...