Bem-vindo ao Mr.Mercado!

Envie sua pergunta sobre ações, investimentos e bolsa de valores. Receba respostas de outros membros da comunidade.

0 votos

Lendo o livro de Benjamin Grahan, me deparei com esse termo varias vezes, mas o que ele quer dizer com "obrigações com grau de investimento"? Por exemplo ele aconselha investir equilibradamente em ações ordinárias e esse tipo de obrigação, mas ainda não consigo entender se isso é uma ação de empresa privada ou titulo publico.

por
  

2 Respostas

+4 votos

"Obrigações" são diferentes de "Ações". Uma obrigação com grau de investimento nada mais é que um "empréstimo" assumido por um banco, pelo governo ou uma empresa, frente a um "investidor", com a promessa de devolução do valor do empréstimo acrescido de "taxas" que superem o valor da inflação no período do resgate ou recuperação do valor inicial. As obrigações irão se diferenciar nas atividades geradoras de lucro das instituições que assumiram o "empréstimo"... O "investidor" que emprestou sua renda não terá participação no rateio dos lucros dessas atividades e nem terá prejuízo diante de possíveis quedas nos valores de mercado dessa instituição. O "investidor" de "obrigações" não terá participações em decisões, nem terá direito a voto e, principalmente, participação em dividendos... diferente do acionista, que cada decisão da instituição poderá afetar o recebimento dos dividendos. Espero ter contribuído... at.te. Aurélio G.S. 5.577

por
Seria tipo um CDB né isso?
Sim. No caso, "com grau de investimento" significaria somente CDB (títulos) de instituições com ótima avaliação de risco.
Aah entendi.
+1 voto

De acordo com a definição dada pelo autor, fica claro que essas “obrigações” (tradução de “bonds ”) nada mais são do que debêntures ou notas promissórias emitidas por SAs, ou ainda títulos privados oferecidos por instituições financeiras, como CDB, etc.

por

Foi útil? Quer mais?

Então clique e curta agora nossa página para acompanhar as dúvidas (e respostas) sobre bolsa, ações e investimentos!

Mr.Mercado
...